Dicas para ter uma cozinha mais sustentável

quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Imagem 1
A cozinha é um dos lugares onde grande parte da energia doméstica e recursos são usados. Aqui vão algumas dicas úteis sobre como ter uma cozinha ecologicamente correta, diminuindo o consumo e criando hábitos mais sustentáveis.

Plante seu jardim: se você tem espaço para plantas, plante uma horta em seu quintal. Você terá alimentos frescos e orgânicos.

Reutilize água: quando você lava lentilhas, arroz e legumes, guarde a água e use-a para regar suas plantas. Desta forma, elas vão obter nutrientes extras.

Mergulhe os grãos: mergulhe grãos como lentilhas, arroz e feijão algumas horas antes de cozinhar. O alimento utilizará menos gás e tempo para ser preparado. Não se esqueça de tampar a panela enquanto cozinha, a dica é usar uma panela de pressão.

Substitua o guardanapo: guardanapos de pano podem ser reutilizados em vez de usar guardanapos de papel.

Desligue o aparelho de microondas: quando não estiver em uso, desligue da tomada aparelhos, como o microondas, forno, processador de alimentos, entre outros. Isso reduz a "energia vampirizada” e pode gerar economia de 5% na conta de eletricidade.

Use criteriosamente os aparelhos: evite usar processadores de alimento se você pode usar a faca. Também não basta empurrar alimentos direto da geladeira para o forno, deixe descongelar um pouco antes de colocá-lo para cozinhar. Não pré-aqueça o forno mais do que o necessário. Faça o melhor uso possível, para isso, cozinhe mais de uma coisa ao mesmo tempo, por exemplo.

Olhe a eficiência: atente para o selo de eficiência energética do Procel ao comprar aparelhos novos ou substituir os velhos.

Use lâmpadas fluorescentes compactas: elas vão durar cerca de 15 vezes mais do que as lâmpadas tradicionais, além de consumir até 75% menos energia.

Máquina de lavar louça: use a máquina só quando estiver cheia e pule o ciclo de secagem com ar quente, deixando os pratos secarem sozinhos.

Sobras: não coloque as sobras de comida na geladeira enquanto ainda estão quentes. Isso eleva a temperatura interna do aparelho, consumindo mais energia. Em vez disso, deixe chegar à temperatura ambiente antes de refrigerar.

Limpeza: encontre substitutos ecológicos para os produtos de limpeza químicos. Pulverize as bancadas com água da torneira, em seguida, limpe com uma toalha de microfibra para eliminar 97% dos germes e bactérias. Para alcançar uma limpeza mais profunda, limpe com álcool, que mata 99,9% dos germes.

Sabemos que o consumo consciente aliado a preocupação com o meio ambiente deve fazer parte do nosso cotiano, com todas essas informações já disponiveis a nós, não há mais desculpas para a mudança de hábitos por um mundo mais sustentável.

___________________________Raphaela de Aquino


Fonte:
http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3334/11_dicas_para_ter_uma_cozinha_mais_sustentavel/
Imagem:
1-http://3.bp.blogspot.com/pgncVDrQ6EM/Tm_bIBSOkzI/AAAAAAAAZyM/LC1cgSCJvLc/s1600/cozinh456.jpg


5 comentários:

  • Fernanda Nogueira

    São dicas simples que fazem toda a diferença tanto para o meio ambiente como para as finanças da casa. Fora que criam um hábito saudável como a dica de fazer uma horta.

  • Beatriz Quinderé

    Achei ótimas essas dicas! Elas mostram que sustentabilidade não é só para as empresas, todos podem ser sustentáveis. São ações tão simples, mas que ao mesmo tempo causam uma diferença tão grande se feitas pela maioria...

  • Karolline Matias

    Essas dicas são ótimas e simples, é disso que precisamos, não adianta ficar inventando coisas que as pessoas só iram fazer um dia, elas precisam de coisas práticas como essas dicas sustentáveis.

  • Teresa Raquel Mascarenhas

    Essas ações sustentáveis são necessárias para levar para o nosso dia a dia. Porque são medidas que ajudam a diminuir consumo de energia e conservar o meio ambiente.

  • equipe

    Com essa dicas basicas consegue-se ter uma enorme economia na questao financeira e se consegue quase que evitar o desperdicio que e uma preocupaçao para o nosso planeta ha muito tempo.

    Ricardo Philippe.

  • Postar um comentário