O pensamento sistêmico nas organizações

sexta-feira, 9 de setembro de 2011
       O Pensamento Sistêmico apresenta às pessoas e organizações como forma de auxilio a compreensão das políticas e estratégias utilizadas pelas empresas.
    Organizações que aprendem são aquelas em que as pessoas que ampliam e disseminam continuamente sua capacidade de criar os resultados que verdadeiramente almejam para si. Sendo que nessas as organizações além de se estimular modelos mais amplos de pensamento, surgindo assim surgem naturalmente os novos padrões e formas de pensar. Além disso, dá liberdade ao forte desejo de atingir objetivos coletivos de forma com que as pessoas possam estar aprendendo a arte do aprender a aprender. Ou seja, as organizações que se sobressaem são aquelas abertas às mudanças rápidas, adaptáveis e flexíveis, e que possuem o propósito de se sobressair, ou seja, de serem mais competitivas. Para tal, as empresas necessitam obter das pessoas o comprometimento, desenvolver a capacidade dos grupos a aprenderem continuamente em todos os níveis da empresa, ou seja, de modo sistêmico e integrado.
 E ainda uma organização baseada em conhecimento, é uma organização de aprendizagem, a qual reconhece o conhecimento como um recurso estratégico, e cria conhecimento que pode ser processado internamente e utilizado externamente, aproveitando o potencial de seu capital intelectual, onde o trabalhador do conhecimento é o componente crítico. Desta forma, quando as equipes tiverem desenvolvido sua capacidade de aprender, as organizações devem ter as condições necessárias para o apoio a esses grupos, através das ferramentas e estruturas adequadas para acompanhar e instigar a contínua reflexão, para que com isso possam ter a visão do todo e melhor se guiarem na tomada de decisão e resolução de problemas. Complementa que essas organizações conseguem expandir continuamente sua capacidade criar seu futuro através da visão sistêmica e do aprendizado contínuo de toda a sua equipeAssim sendo o pensamento sistêmico visa auxiliar para que as pessoas possam enxergar as coisas como parte de um todo e não como peças isoladas, bem como, criar e mudar a realidade, de acordo com a necessidade. Pois é um complexo de conhecimentos e ferramentas desenvolvidos ao longo do tempo, que servem como uma base de referência conceitual, que irá auxiliar na percepção do mundo como uma rede de relacionamentos integrada. A organização que é caracterizada como aprendiz, é aquela que se envolve no aprendizado organizacional como um processo contínuo, que consegue refletir sobre seus sistemas, deve ter habilidade pessoal, possuir modelos mentais, visão compartilhada e aprendizado em equipe.


“[...] o enfoque adotado pelas organizações tradicionais e o enfoque sistêmico que gradativamente vem sendo aplicado pelas organizações para atender às exigências da nova conjuntura. Adota como metodologia uma abordagem qualitativa, crítica e reflexiva a partir de pesquisas bibliográficas na literatura pertinente, destacando uma discussão conceitual acerca do pensamento analítico, da globalização, das organizações não-sistêmicas, do pensamento sistêmico e organizações não sistêmicas. Destaca ainda, que o pensamento sistêmico pode ser o suporte para que sociedade e organizações vejam o mundo como um sistema integrado e empregue-o para dominar os fenômenos dentro das complexas estruturas no nosso sistema.”                        Aluisio Nogueira Batista

2 comentários:

  • Beatriz Quinderé

    Nesse pensamento o foco no objetivo final é muito importante, pois é ele que vai fazer com que você tome todas as atitudes necessárias para atingi-lo.

  • Karolline Matias

    O pensamento sistêmico é importante para a criação de um ambiente propício para um modelo de gestão transparente e com grandes chances de auto desenvolvimento.

  • Postar um comentário