Conceitos e atores ao longo dos principais eventos de natureza ambiental

sexta-feira, 16 de setembro de 2011 6 comentários
          O ano de 1972 foi marcado pelo início do processo de conscientização das nações através da conferência realizada pela ONU sobre o meio ambiente em Estocolmo. A conferência mostrou o fato de que a ação humana estava causando séria degradação da natureza e criando severos riscos para o bem estar e para a própria sobrevivência da humanidade. A partir daí começou a surgir uma preocupação ambiental e como conseqüência o eco desenvolvimento, que é caracterizado  pela administração consciente dos recursos naturais no processo produtivo. Para tais conceitos começarem a ser desenvolvidos, entraram em ação os cientistas e ONGs. Em 1987 foi publicado um documento conhecido como relatório de Brundtland, intitulado ”Nosso futuro comum”. Neste documento o desenvolvimento sustentável é concebido como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. A partir desse acontecimento começou a se disseminar o conceito de desenvolvimento sustentável que começou a ser aderido por nações, governos e empresas. Depois ocorreu o Rio+5 , que foi um fórum de discussão das Nações Unidas realizado entre os dias 13 e 19 de março de 1997 no Rio de Janeiro. A partir daí as empresas começaram a se preocupar com sua responsabilidade social. Em 2002 governos de todo o mundo se reuniram em Johannesburg, África do Sul, com o objetivo de avaliar mudanças ocorridas nos anos passados desde a reunião do Rio de Janeiro, quando se reconheceu internacionalmente que a proteção do meio ambiente e o manejo dos recursos naturais precisam ser integrados com assuntos socioeconômicos como pobreza e subdesenvolvimento. Paralelo a isso veio a implementação da performance econômica, social e ambiental nas diversas vertentes existentes quando se trata se gestão, ao mesmo tempo que a preocupação de atuação deixaram de ser meramente os cientistas, governos, nações e empresas, e passaram ser das pessoas, dos clientes, que hoje possuem nas mãos o conhecimento, poder e ação para atuar nessa linha do tempo e gerar ainda grandes transformações no cenário ambiental.




___________________Raphaela de Aquino


Fonte: 


Metodologia de Checkland, produção mais limpa e o setor de serviços

3 comentários
     A metodologia de Checkland é uma concepção, um método, que visa proporcionar a idéia de como seria o sistema da produção aliado às práticas da produção mais limpa. Essa metodologia trabalha em cima da comparação entre o modelo de produção atual com o modelo conceitual de aplicação de práticas de produção mais limpas, e dessa forma definir as ações necessárias para a aplicação desse modelo de produção, chamada de P+L, na empresa. A metodologia de Checkland permite determinar as modificações necessárias à resolução de problemas reais, a partir de comparação entre sistemas correntes e o modelo conceitual, e é composta de sete etapas a saber:

1.análise da situação do problema; 
2.definição da raiz do sistema relevante; 
3.conceitualização; 
4.comparação e definição de possíveis mudanças; 
5.seleção das mudanças; 
6.projeto e implementação; e 
7.avaliação.

    O programa de energia mais limpa, chamado de P+L, é um programa que visa, durante o processo de produção da empresa, diminuir e evitar a formação de resíduos. Esse modelo não é uma ação remediativa, como os aplicados à maioria das empresas, as chamadas tecnologia “fim-de-tubo”, que apenas visam resolver prejuízos ambientais pelo controle da poluição no fim do processo produtivo, sem combater a raiz do problema. Já o programa P+L, é uma é uma estratégia tecnológica de caráter permanente, que atua de maneira preventiva através de  modificações no processo produtivo focadas na prevenção e controle de poluição na fonte.

   A aplicação da metodologia de Checkland, para a efetivação da produção mais limpa na prestação de serviços se dá de uma maneira um pouco diferenciada pois a industrias de serviços são bastante amplas e diversificadas. Ainda assim a aplicação da P+L através da metodologia de Checkland é viável e recomendável, uma vez que através do estudo da empresa e seus serviços, é possível estabelecer ações de cunho ambiental em sua entrada, saída, processo produtivo, e até mesmo ações que visam a conscientização ambiental das pessoas (funcionários e clientes) participantes da empresa, e usuárias do serviço fornecido.

   Podemos perceber, através dessa metodologia, que a aplicação do sistema de produção mais limpa, aplicado no processo produtivo dos serviços, é totalmente possível, ainda que a industria de serviços seja ampla. Isto pois, através do estudo da empresa, suas variáveis, aplicação do método, definição e implementação de mudanças nesse segmento, é possível tornar a empresa comum em ambientalmente correta, uma vez que este sistema de produção é ambientalmente responsável em toda a sua aplicação


_____________________________Raphaela de Aquino


Fonte:

ISO 14000

quinta-feira, 15 de setembro de 2011 3 comentários
    O ISO 14000 é um certificado composto por um conjunto de normas que definem o que deve ser feito com relação a preocupação pela gestão ambiental aplicada dentro da empresa. Estas normas foram definidas pela Organização Internacional para Padronização e foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Há empresas que utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de sua de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas buscam reduzir os danos ao meio ambiente e, através das mudanças no sistema da mesma, visam a obtenção deste certificado que hoje vem sendo um diferencial entre as empresas, que demonstra a verdadeira preocupação da mesma com os impactos causados ao meio ambiente.
     
    Se as empresas seguirem as normas e executarem os processos indicados, elas podem obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e sua marca. Para os consumidores, o ISO 14000  não está mais sendo visto como um diferencial, mas como uma exigência, daí a tremenda importância da empresa em buscar mudanças que as façam merecedoras deste certificado.
     
     Para conseguir e continuar com o certificado ISO 14000, a empresa precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resíduos que ela gera durante o processamento e uso do  produto: emissões atmosféricas, efluentes líquidos e resíduos sólidos. Precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, identificar quais os impactos ambientais que está causando e buscar soluções para diminuir os danos ao meio ambiente.


________________________________Klauton Ximenes


Fonte:
http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/prod_int/iso_14000.html
Imagem:
http://www.iso.org/iso/logo_iso_print.png



Importância e vantagens da reciclagem

segunda-feira, 12 de setembro de 2011 5 comentários
                    
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Resumo:
O texto relata  como é feita a reciclagem, podemos ver que ela só nos traz beneficio, dentre eles podemos destacar:
1)No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais.
2)No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento.
3)No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
4)Rapidez e eficacia com que o lixo se torna outra coisa e volta parea ser reutilizado.

___________________________________Erick Buarque
Referências
 http://www.suapesquisa.com/reciclagem/
Imagem: