O pensamento sistêmico nas organizações

sexta-feira, 9 de setembro de 2011 2 comentários
       O Pensamento Sistêmico apresenta às pessoas e organizações como forma de auxilio a compreensão das políticas e estratégias utilizadas pelas empresas.
    Organizações que aprendem são aquelas em que as pessoas que ampliam e disseminam continuamente sua capacidade de criar os resultados que verdadeiramente almejam para si. Sendo que nessas as organizações além de se estimular modelos mais amplos de pensamento, surgindo assim surgem naturalmente os novos padrões e formas de pensar. Além disso, dá liberdade ao forte desejo de atingir objetivos coletivos de forma com que as pessoas possam estar aprendendo a arte do aprender a aprender. Ou seja, as organizações que se sobressaem são aquelas abertas às mudanças rápidas, adaptáveis e flexíveis, e que possuem o propósito de se sobressair, ou seja, de serem mais competitivas. Para tal, as empresas necessitam obter das pessoas o comprometimento, desenvolver a capacidade dos grupos a aprenderem continuamente em todos os níveis da empresa, ou seja, de modo sistêmico e integrado.
 E ainda uma organização baseada em conhecimento, é uma organização de aprendizagem, a qual reconhece o conhecimento como um recurso estratégico, e cria conhecimento que pode ser processado internamente e utilizado externamente, aproveitando o potencial de seu capital intelectual, onde o trabalhador do conhecimento é o componente crítico. Desta forma, quando as equipes tiverem desenvolvido sua capacidade de aprender, as organizações devem ter as condições necessárias para o apoio a esses grupos, através das ferramentas e estruturas adequadas para acompanhar e instigar a contínua reflexão, para que com isso possam ter a visão do todo e melhor se guiarem na tomada de decisão e resolução de problemas. Complementa que essas organizações conseguem expandir continuamente sua capacidade criar seu futuro através da visão sistêmica e do aprendizado contínuo de toda a sua equipeAssim sendo o pensamento sistêmico visa auxiliar para que as pessoas possam enxergar as coisas como parte de um todo e não como peças isoladas, bem como, criar e mudar a realidade, de acordo com a necessidade. Pois é um complexo de conhecimentos e ferramentas desenvolvidos ao longo do tempo, que servem como uma base de referência conceitual, que irá auxiliar na percepção do mundo como uma rede de relacionamentos integrada. A organização que é caracterizada como aprendiz, é aquela que se envolve no aprendizado organizacional como um processo contínuo, que consegue refletir sobre seus sistemas, deve ter habilidade pessoal, possuir modelos mentais, visão compartilhada e aprendizado em equipe.


“[...] o enfoque adotado pelas organizações tradicionais e o enfoque sistêmico que gradativamente vem sendo aplicado pelas organizações para atender às exigências da nova conjuntura. Adota como metodologia uma abordagem qualitativa, crítica e reflexiva a partir de pesquisas bibliográficas na literatura pertinente, destacando uma discussão conceitual acerca do pensamento analítico, da globalização, das organizações não-sistêmicas, do pensamento sistêmico e organizações não sistêmicas. Destaca ainda, que o pensamento sistêmico pode ser o suporte para que sociedade e organizações vejam o mundo como um sistema integrado e empregue-o para dominar os fenômenos dentro das complexas estruturas no nosso sistema.”                        Aluisio Nogueira Batista

O que é sustentabilidade?

quarta-feira, 7 de setembro de 2011 2 comentários

O que é sustentabilidade? Ficou claro através do vídeo que ainda muitas pessoas  desconhecem o significado dessa palavra.
        
                      "Uma vida sustentável acontece quando em nossas atividades cotidianas estabelecemos uma relação de equilíbrio com o mundo, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais. Sustentabilidade é como você consome, de quem você consome e como você descarta os resíduo. É ainda como você se relaciona com a sociedade e com os bens públicos. Limpar o oceano das manchas de óleo que os navios cargueiros despejam, parece uma tarefa impossível, não é mesmo? Mas, separar o lixo, apagar as luzes na hora de dormir e não desperdiçar a água que utilizamos, está sim, ao seu alcance. Devemos oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele, não comprometendo assim as gerações futuras. Pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Começa com você!"


      Sustentabilidade não é algo restrito às empresas, organizações, indústrias ou corporações. É algo que vai do individual ao coletivo, são uma gama de atitudes que vão de pequenas a grandes, mas todas elas juntas ajudam, cooperam para o equilíbrio ambiental. Portanto, o pensamento de que quem deveria se preocupar com a poluição são os países emergentes, as grandes empresas e etc, é um pensamento ultrapassado, visto que todos nós podemos com atitudes simples, contribuir para preservação do nosso planeta.


_______________________________Raphaela de Aquino



O maior projeto de produção de energia eólica da America Latina está no Brasil

segunda-feira, 5 de setembro de 2011 6 comentários


       Osório, um município localizado a cerca de 100 km de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, possui o maior parque eólico da America Latina. O parque tem potência instalada para a geração de 150 megawatts, ou 425 milhões de kilowatts/hora por ano, o que é suficiente para abastecer meia capital gaúcha por doze meses ou 650 mil residências. O parque eólico de Osório é o maior do Brasil e o segundo maior do mundo,ele  é constituído de 75 torres modelo E-70, a mais eficiente na captação de ventos; cada torre possui 98 metros de altura e pesam  810 toneladas. O parque gerou cerca de 500 empregos diretos, além da contribuição para a ecologia através da redução de 148.750 toneladas de gás carbônico. Esta redução ocorre pela substituição de combustíveis fósseis pela geração de energia limpa produzida pelos ventos. O parque segue a Modalidade de Desenvolvimento Limpo prevista pelo artigo 12 do Protocolo de KyotoO investimento nos Parques Eólicos de Osório somaram até agora R$ 670 milhões. Os recursos são provenientes de capital inteiramente privado, não especulativo, gerador de infra-estrutura. Partes dos investimentos foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) por meio de um consórcio firmado entre os bancos ABN-Amro, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Caixa RS e Santander. Toda essa estrutura financeira recebeu da Revista Euromoney, o prêmio “Deal of the Year 2005 da América Latina”, no segmento de energias renováveis. O site www.ventosdosulenergia.com.br  possui informações relevantes sobre o parque  eólico de Osório, através deste é possível conhecer o projeto, os benefícios do parque, a localização, fotos, realizar um tour virtual pelo parque, além de conter um relógio medidor de toneladas de CO2 que já foram evitadas. O parque eólico de Osório é sem dúvidas um exemplo a ser seguido pelas demais regiões do Brasil e do mundo, para que haja uma progressão decrescente de emissões de CO2 na atmosfera bem como suas conseqüências.

                                                                          Raphaela de Aquino

Referências:
http://palazzo.pro.br/fotos/fotos03.htm