![]() |
Imagem 1 |
Para muitas religiões, a vida após a morte é uma certeza. Para os carros também. Isso principalmente nos Estados Unidos e na Europa, onde 95% dos veículos que saem de circulação são reciclados, já no Brasil esse índice é de 1,5%, de acordo com o Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa. Praticamente todas as peças podem ser reaproveitadas. A carcaça, que representa 68% do automóvel, vira material para um veículo novo. O parabrisa se transforma em garrafas e os pneus servem de matéria-prima para pavimentar ruas.
“Modelos brasileiros já têm, em média, 85% de materiais que podem ser reciclados”
Por aqui, não há regulamentação, mas o reaproveitamento chegou a algumas fábricas. “Modelos brasileiros já têm, em média, 85% de materiais que podem ser reciclados”,
diz Heloisa de Medina, pesquisadora do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério de Ciência e Tecnologia. O EcoSport tem 85% de seus componentes recicláveis, segundo a Ford.O revestimento do teto e dos porta-objetos, por exemplo, é de fibras naturais de juta.
Além de ecologicamente correto, o reaproveitamento pode ser economicamente vantajoso. O preço do plástico reciclado, por exemplo, é 40% mais baixo que o da resina virgem. E a indústria de reciclagem automotiva americana fatura 25 bilhões de dólares por ano. Apesar disso, por aqui existem só leis estaduais, como a portaria publicada pelo Detran do Rio Grande do Sul e o projeto “Pátio Legal” do governo de São Paulo. Ambos querem esvaziar os pátios.
![]() |
Como se recicla um carro. Clique para ampliar. Imagem 2 |
_______________________Raphaela Aquino
Fonte:
Matéria da revista 4 Rodas - Agosto 2011
Imagens:
1 - http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/550_novas_abre.jpg
2 - http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/retorno-obrigatorio-pop-1.jpg
Imagens:
1 - http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/550_novas_abre.jpg
2 - http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/retorno-obrigatorio-pop-1.jpg