Esta nova tecnologia produz plástico que se degrada através de um processo de OXI- degradação. A tecnologia se baseia na introdução de uma quantidade muito pequena de aditivo pró-degradante durante o processo de fabricação convencional, resultando em uma mudança de comportamento do plástico. A degradação do plástico começa quando sua vida útil programada chega ao fim e o produto não está mais em uso (tal período controlado pela composição do aditivo utilizado).
Quando o aditivo reduz a estrutura molecular a um nível que permite o acesso de microorganismos ao carbono e hidrogênio3 , o plástico é consumido por bactérias e fungos. Por causa disso ele pode ser chamado “biodegradável”. O material deixa então de ser plástico e se torna uma fonte de alimento. Tal processo continua até que o material tenha se biodegradado em CO2, água, e húmus. Isto não deixa fragmentos de petro-polímeros no solo.Produzimos Sacolas Ecologicamente Corretas!_______________________Pedro Júlio
Fonte:
http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00310/0031008plastico.htm
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=2r0Ky7-Rdow&feature=player_embedded
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=2r0Ky7-Rdow&feature=player_embedded
5 comentários:
Acho a idéia de sacolas oxibiodegradáveis uma boa solução para as sacolinahas plásticas, claro que essa alternativa não melhoraria o problema todo, mas claro que qualquer alternativa já ajuda.
Ótima idéia essa de fazer uma sacola que se decomponha mais rápido. Como apresentado no vídeo, as sacolas de plástico são bem menos poluentes que as ecobags, o único problema era que o tempo de decomposição era muito grande. Problema resolvido!
Essas sacolas oxibiodegradáveis são uma ótima solução para as nossas ''sacolas plásticas'', que como sabemos demora mais de 100 anos para se decomporem. E é uma atitude simples, que ajudará bastante o meio ambiente.
Todos nós sabemos o quanto essas sacolas comuns de plástico contribuem para o aquecimento global, mas apesar de sabermos os maus causados, ainda precisamos de mais consciência para mudar nosso comportamento. Muitas empresas já adotaram formas de não circular sacolas plásticas oxibiodegradável.
João Jorge Gomes.
Postar um comentário