Compêndio para a sustentabilidade: Princípios e diretrizes da governança corporativa

sexta-feira, 30 de setembro de 2011
   O compêndio para a sustentabilidade consiste em um estudo em forma de relatório que visa fornecer ferramentas para que as organizações possuam  responsabilidade socioambiental em suas gestões para  que, dessa maneira, possamos ter empresas mais sustentáveis. O terceiro capítulo deste relatório é denominado “Princípios e diretrizes da governança corporativa” e é sobre ele que vamos comentar aqui. 


    Governança corporativa, como o nome já explica, é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada, e tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Para essa governança ser bem sucedida e atuar de maneira sustentável, é necessário que ela siga alguns princípios, tais como:

  • ·         Estabelecer  mercados transparentes e eficazes , atuar com clareza em suas ações e          ser coerente com o Estado de Direito
  • ·         O sistema de governança corporativa deve proteger e facilitar o exercício dos direitos dos acionistas.
  • ·         Deve garantir tratamento igualitário a todos os acionistas da organização,
  • ·         O sistema de governança corporativa deve reconhecer os direitos de outras partes interessadas, previstos por lei ou por acordos mútuos, e estimular a cooperação ativa entre corporações e partes interessadas para criar riqueza, empregos e sustentabilidade de empresas financeiramente sólidas.
  • ·         Deve divulgar de maneira transparente  todas as questões relevantes relacionadas com a corporação, inclusive situação financeira, desempenho, composição societária e governança da empresa.
  • ·         O sistema de governança corporativa deve garantir a orientação estratégica da empresa, o monitoramento eficiente da administração pelo conselho e a prestação de contas pelo conselho à empresa e aos acionistas.


       Se as organizações empresariais promoverem dentro de seu sistema de governança corporativa os princípios e diretrizes descritos aqui, ela irá atuar de maneira clara e transparente, característica fundamental para uma empresa que quer ser sustentável. Portanto, concluímos que para uma empresa ser sustentável, além de sua responsabilidade ambiental, ela deve atuar de maneira eficaz em sua gestão, atentando para os princípios que mostramos aqui, para que sua governança corporativa atue de maneira eficaz e clara, para que seja uma organização com responsabilidade socioambiental.

Para ter acesso ao conteúdo completo do Compêndio para sustentabilidade, acesse: http://www.compendiosustentabilidade.com.br/2008/


__________________________Raphaela de Aquino




Fonte:

Imagem:

2 comentários:

  • Beatriz Quinderé

    Governança corporativa é o conjunto de processos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida. Ela tem como objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Isso é muito importante pois garante que essa empresa trabalhará de forma clara e limpa.

  • Karolline Matias

    O Banco Mundial e o FMI consideram a adoção de boas práticas de governança corporativa como parte da recuperação dos mercados mundiais, abatidos por sucessivas crises em seus mercados de capitais. Praticamente em todos os países surgiram instituições dedicadas a promover debates em torno da governança corporativa.

  • Postar um comentário