Cerca de 30% das empresas globais não têm ações de sustentabilidade

terça-feira, 27 de setembro de 2011
Mais de 30% das empresas globais ainda precisam implementar planos de sustentabilidade, aponta pesquisa da área de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da consultoria KPMG. Segundo o estudo, faltam estratégias de crescimento para projetos nessa área. O levantamento foi realizado com 378 executivos dos EUA, Canadá, e das regiões Ásia Pacífico, Europa, Oriente Médio, África e América Latina.
Segundo a pesquisa, 60% das companhias pesquisadas afirmaram ter uma estratégia em funcionamento para sustentabilidade corporativa, porcentual ligeiramente acima do que os 50% apresentados em um estudo semelhante realizado em 2008.
Já entre as empresas que não dispõem de uma estratégia, mais de 70% esperam ter uma dentro do prazo de um a cinco anos, e 25% indicaram não ter um prazo específico para tal. Mesmo assim, quase 50% dos executivos acreditam que a implementação de programas de sustentabilidade irá contribuir de forma significativa para a empresa, seja pela redução de custos ou pela maior rentabilidade.
"A maioria das empresas entende o que elas têm de fazer em relação à sustentabilidade, mas precisam de ajuda na construção de sistemas de informação para estabelecer o quanto eficazes elas são na redução da emissão de carbono", diz Eduardo Cipullo, sócio responsável pela área de sustentabilidade da KPMG no Brasil.

Isso quer dizer que, as empresas ainda não têm consciência do quão importante é realizar a implantação de sustentabilidade, muitas delas nem se quer sabem o que é isso. Muitas dizem que isso é ‘jogar dinheiro no lixo’, mas à medida que o tempo vai passando tá ficando algo indispensável dentro das empresas, pois muitos consumidores e fornecedores estão se restringindo a trabalhar apenas com empresas sustentáveis. Têm empresas que só realizam ações de sustentabilidade por uma questão de “marketing” e não sabem qual a real importância do mesmo.


_________________________Klauton

Fonte:
Imagem:

8 comentários:

  • Beatriz Quinderé

    Temos que mudar esse número! todas as empresas deveriam ser sustentáveis. Somente com a pressão por parte da população sobre as empresas, esse número mudará. A sustentabilidade tem que vir em primeiro lugar.

  • Grupo de Gestao Ambiental

    Infelizmente, muitas empresas ainda pensam ou agem assim, o que acabam não praticando uma gestao sustentavel no meio corporativistas. Porém, precisamos dissipar sempre essa idéia que busca uma sociedade mais justa, o lucro nos negocios e um ambiente saudável para nós e futuras geração. Não podemos, como administradores, deixar de realizar ações de sustentabilidade.

    Aline Vasconcelos

  • Grupo de Gestao Ambiental

    Sustentabilidade é um tema que sempre existiu, mas nunca se foi tão discutido como hoje em dia. As empresas nunca tiveram tanta preocupação com o meio ambiente como acontece hoje, é claro que algumas ainda não adeririam, mas muitas já estão fazendo a sua parte. É preciso que todas as empresas tenham essa procupação, entendam a importância e criem métodos de preservação não só dentro mas também fora da empresa.
    Jéssica

  • Fernanda Nogueira

    Todas as empresa acredito que sabem a necessidade da gestão sustentável, mas acho o que dificulta é o como começar, como fazer essa gestão. Claro que hoje está mais fácil elas obterem informações como o compêndio para a sustentabilidade que traz diretrizes para uma responsabilidade empresarial, e os exemplos das outras empresas que divulgam os seus projetos sustentáveis.

  • Karolline Matias

    Acredito que esse número diminuirá,já que a população está cada vez mais consciente.Logo os produtos e as empresas irão ter que se adaptar a essa realidade,tornando-se assim mais sustentáveis.

  • equipe
    Este comentário foi removido pelo autor.
  • equipe

    É inacreditável que ainda existam empresas que não se preocupem com o meio ambiente, porque, nos dias de hoje, a sociedade "exige" esse tipo de preocupação por parte das empresas. É muito importante para a imagem da empresa.

    João Jorge Gomes.

  • equipe

    Muitas empresas hoje em dia visam mais o lucro que a própria ''fonte'' dele,espero que isso melhore porque caso contrario dificilmente a natureza podera se recuperar de imenso dano causado pela falta de consciencia das pessoas.

    Ricardo Philippe.

  • Postar um comentário