Metodologia de Checkland, produção mais limpa e o setor de serviços

sexta-feira, 16 de setembro de 2011
     A metodologia de Checkland é uma concepção, um método, que visa proporcionar a idéia de como seria o sistema da produção aliado às práticas da produção mais limpa. Essa metodologia trabalha em cima da comparação entre o modelo de produção atual com o modelo conceitual de aplicação de práticas de produção mais limpas, e dessa forma definir as ações necessárias para a aplicação desse modelo de produção, chamada de P+L, na empresa. A metodologia de Checkland permite determinar as modificações necessárias à resolução de problemas reais, a partir de comparação entre sistemas correntes e o modelo conceitual, e é composta de sete etapas a saber:

1.análise da situação do problema; 
2.definição da raiz do sistema relevante; 
3.conceitualização; 
4.comparação e definição de possíveis mudanças; 
5.seleção das mudanças; 
6.projeto e implementação; e 
7.avaliação.

    O programa de energia mais limpa, chamado de P+L, é um programa que visa, durante o processo de produção da empresa, diminuir e evitar a formação de resíduos. Esse modelo não é uma ação remediativa, como os aplicados à maioria das empresas, as chamadas tecnologia “fim-de-tubo”, que apenas visam resolver prejuízos ambientais pelo controle da poluição no fim do processo produtivo, sem combater a raiz do problema. Já o programa P+L, é uma é uma estratégia tecnológica de caráter permanente, que atua de maneira preventiva através de  modificações no processo produtivo focadas na prevenção e controle de poluição na fonte.

   A aplicação da metodologia de Checkland, para a efetivação da produção mais limpa na prestação de serviços se dá de uma maneira um pouco diferenciada pois a industrias de serviços são bastante amplas e diversificadas. Ainda assim a aplicação da P+L através da metodologia de Checkland é viável e recomendável, uma vez que através do estudo da empresa e seus serviços, é possível estabelecer ações de cunho ambiental em sua entrada, saída, processo produtivo, e até mesmo ações que visam a conscientização ambiental das pessoas (funcionários e clientes) participantes da empresa, e usuárias do serviço fornecido.

   Podemos perceber, através dessa metodologia, que a aplicação do sistema de produção mais limpa, aplicado no processo produtivo dos serviços, é totalmente possível, ainda que a industria de serviços seja ampla. Isto pois, através do estudo da empresa, suas variáveis, aplicação do método, definição e implementação de mudanças nesse segmento, é possível tornar a empresa comum em ambientalmente correta, uma vez que este sistema de produção é ambientalmente responsável em toda a sua aplicação


_____________________________Raphaela de Aquino


Fonte:

3 comentários:

  • Hudson Sousa

    A metodologia de checkland é uma boa forma de base para quem planeja desenvolver um programa de produção limpa é eficiente.

    by:Hudson Sousa

  • Beatriz Quinderé

    Essa metodologia parece ser muito eficaz nas organizações. Todas as empresas deveriam adotá-la, pois preservaria muito o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida de toda a população.

  • Karolline Matias

    Essa metodologia de checkland serve para fazer comparação entre sistema no qual como a empresa se encontra hoje, e o conceitual (como a empresa iria funcionar se adotasse a Produção Mais Limpa) no sentido de traçar cenários de mudanças e auxiliar os gestores na tomada de decisão sobre adotar ou não adotar este programa.

  • Postar um comentário